Uma grande operação integrada entre guardas civis de Cotia, Vargem Grande Paulista e São Roque e a PM resultou na recuperação de uma carreta roubada, na localização de um motorista vítima de roubo e na prisão de um ladrão.
O caso iniciou quando uma equipe da GCM de São Roque realizava ronda na Pista Prefeito Quintino de Lima e reconheceu caminhão que apresentava indícios de não conformidade. Durante a averiguação, os agentes constataram divergências entre as características do veículo e os dados frequentes nos sistemas de consulta, levantando suspeitas de adulteração dos indícios identificadores.
Ao receber ordem de parada, o condutor ignorou a determinação e iniciou uma fuga em alta velocidade. Durante a perseguição, que percorreu mais de 70 quilômetros passando por São Roque, Ibiúna, Vargem Grande Paulista, Cotia e o Rodoanel Mário Covas, o motorista realizou diversas manobras perigosas, chegando a lançar o veículo contra as viaturas que participavam da ocorrência, colocando em risco a vida dos agentes e demais usuários das vias.
O cerco foi concluído já em Embu das Artes, onde o bandido foi finalmente abordado e detido.
Durante a vistoria do veículo, os agentes localizaram um equipamento bloqueador de sinal de rastreamento, conhecido popularmente como “capeta”, dispositivo frequentemente usado por quadrilhas especializadas em roubo de cargas para impedir a localização dos veículos pelas empresas de monitoramento.
As investigações avançaram de forma rápida e permitiram a localização de um segundo semi-reboque, abandonado na área de Araçariguama. Paralelamente, as equipes foram capazes de localizar o motorista da carreta, um homem de 62 anos, que havia sido vítima de roubo durante a madrugada na área de Barueri e permanecia sob o poder dos bandidos.
Durante depoimento à polícia, o ladrão afirmou que havia sido contratado para fazer o transporte do veículo e admitiu ter conhecimento de que a carreta era roubada.
O bandido permaneceu apreendido e à disposição da Justiça.
Fonte: Jornalcotiaagora

